Resenha - Caixa de Pássaros




 
LIVRO: Caixa de Pássaros
AUTOR: Josh Malerman
ANO: 2014
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 272
SINOPSE: No seu romance de estreia, Josh Malerman traz na sua narrativa um empolgante e aterroziante thriller psicológico, em que os personagens precisam enfrentar algo que não pode ser visto. Algo completamente desconhecido e mortal. 

A história é contada por Malorie, alternando entre o presente e há quatro anos atrás, quando o caos se instala na Terra. Depois que a notícia de um violento ataque na Rússia, onde um homem arranca os lábios de um colega que lhe dava carona, com as próprias unhas, e depois se mata usando uma serra que estava na carroceria do caminhão, toma conta das redes sociais. Outros violentos ataques em outras partes do mundo viralizam a televisão e internet, gerando infindáveis teorias a respeito do que pode ter desencadeado tal comportamento nestas pessoas. Tudo que se sabe é que, o vislumbre de algo maligno e desconhecido fazia as pessoas enlouquecerem. Desta forma andar de olhos fechados passou a ser a única alternativa para sobrevier no mundo.

Depois da morte da irmã, Malorie vai até uma casa, onde encontra um grupo de sobreviventes que, vendo que ela está grávida, lhe dão abrigo. Porém, depois de incidente, onde todos os seus companheiros são brutalmente mortos, ela toma a arriscada decisão de descer o rio num barco, com seus dois filhos, de olhos vendados, em busca de sobreviventes e ajuda.

O livro tem uma proposta genial, pois o que causa mais medo no ser humano do que aquilo que não pode ser visto? O desenvolvimento da história e dos personagens é sensacional, prendendo você à leitura, gerando uma adorável angústia e tensão a cada capítulo. 

O livro não responde a principal pergunta que é: que coisa é esta que não pode ser vista que causa tanto mal ao ser humano? O que pode gerar certa frustração no leitor. 
Mas na minha opinião a falta desta resposta condiz perfeitamente com a proposta. A resposta dessa pergunta custaria a vida da personagem, além do que, Caixa de Pássaros é o tipo de livro que não pede uma continuação. Ele exige uma. 



Compar:

2 comentários

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro Vivi, quase comprei ele esses dias mas não deu. Adorei sua resenha, bem bacana e adorei mais ainda saber que ele precisa de uma continuação <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois compre na próxima oportunidade. Você não vai se arrepender!

      Excluir