Aprenda a derrotar o seu ego!



O ego é aquela parte de você que insiste em vencer sempre. Em estar com os holofotes apontados pra você o tempo todo. Querer ser sempre o vencedor, o dono do palco, é um belo convite à frustração. Por exemplo: em um relacionamento onde uma das partes quer e a outra não, é o ego que vai fazer a que quer, insistir até que a parte que não quer, mude de ideia. Péssimo negócio! Não se planta interesse onde não tem!

Enquanto a razão dirá “sai fora disso”, o ego vai dizer “continua insistindo que você leva essa também”. As pessoas mais maduras têm facilidade em compreender que o ego deve ser derrotado em muitos momentos.

Aliás, fica aqui, uma ode à maturidade! Ela é adquirida a medida em que quebramos a cara, popularmente falando. Porque é isso mesmo que acontece. Quanto mais apanhamos da vida, quanto mais passamos por situações que nunca imaginamos, mais maduros ficamos.

Maduros, fortes e experientes. Assim, podemos vencer o ego. São necessários três ingredientes para vencê-lo:

- A maturidade;
- A resiliência;
- A razão.

Esses três juntos, são capazes de vencer o ego. Existem certas guerras que são mais belas, quando perdidas. O ego não admite isso! A lei dele é “vencer sempre”. Aprender a vencê-lo é ideal para saber quando é momento de dar aquele passo pra trás.

A vida adulta exige essa avaliação. Há momentos em que perder te dá a vitória da paz. De ter a sua saúde psicológica preservada. Ninguém vai entender o porquê de você não ter por exemplo, comprado aquele carro. Afinal, você “tinha tudo” pra ir lá e comprar. Mas você já não tinha paz durante a negociação dele. Diante da dívida que iria assumir. Então você optou por dar um passo pra trás.

Isso é maturidade. Dar ouvidos a razão. Ser resiliente. Não é fácil vencer o ego. Ele existe até em ações sociais, em projetos de voluntariado. Já viu algum caso de um voluntário que queria se aparecer mais que o outro em uma ONG? Isso é o ego aflorando. É um exercício diário, tentar vencê-lo.

Quando conseguir realizar esse feito pela primeira vez, vai notar que era melhor assim. E as próximas podem ser menos pesadas. Vencer o ego é uma necessidade da vida moderna. Queremos likes, queremos parabéns, queremos curtidas em fotos, queremos ser os fodões sempre. O ego grita a todo momento pra que tomemos atitudes.

E como fica a nossa paz? A nossa saúde psicológica? Tem muita gente ganhando bem financeiramente em seus empregos, mas sendo subjugada por uma liderança que não tem o menor tato com pessoas. Ganham bem, mas estão praticamente em depressão por ter de “engolir” muita coisa diariamente. Tem status, mas não tem uma noite de sono tranquila. Tem um bom ganho mensal, mas estão descontando as frustrações em alimentos.

E assim, criando outro problema: o da baixa estima. Tudo por quê? Por dar voz ao ego. Desmotivação profissional cria pessoas insatisfeitas. E insatisfação pessoal acaba gerando outros transtornos. Tem muitas pessoas obesas no mercado de trabalho, que ganham bem. Vale à pena? Ser obesa não é um problema. O problema nasce quando você se olha no espelho e não gosta do que vê.

Como fica o salário bom? O ego nesses momentos não ajuda. Só te impulsiona a seguir no que não te faz bem. Em prol do “vencer sempre”. Há momentos em que dar um passo pra trás é o melhor a fazer.

Pense nisso! Reflita sobre onde o seu ego precisa ser vencido!




Compar:

0 comentários