Resenha - Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes


Bom, como o próprio título do livro sugere, a história trata de um romance com direito a suspiros e lágrimas - muitas lágrimas. Mas se engana quem pensa que vai ler apenas mais uma história de amor. Como Eu Era Antes de Você vai marcar a sua vida para sempre, pois trata de um assunto extremamente delicado e muito difícil de ser abordado. 

Louisa Clark (a Lou), a protagonista, é uma jovem de 26 anos, sem muitas ambições na vida, que mora com os pais, a irmã mais nova e o sobrinho. Ela trabalha num Café, como garçonete, há muitos anos. Quando o dono do Café decide fechar o lugar, Lou tem que procurar um novo emprego, já que a família depende da sua contribuição financeira. Depois de muitas tentativas mal sucedidas, aceita a vaga de cuidadora de um deficiente físico, Will Traynor. Will é um homem rico e bem sucedido, que aos 35 anos tem a vida mudada depois de um acidente que o deixou tetraplégico. O que o tornou frio, irritado e distante. 

No início, os dois definitivamente não se dão bem. Mas Lou consegue cativar Will com seu jeito espontâneo e irônico e suas roupas coloridas. Quando Lou descobre o motivo pelo qual foi contratada, a protagonista começa uma empreitada, que rende momentos maravilhosamente singulares a ambos, a fim de fazê-lo mudar de ideia. 
O livro aborda um tema polêmico, mas a narração da autora impede que façamos qualquer tipo de julgamento a respeito das escolhas feitas pelos personagens. E até concordar que o final escolhido por ela foi de fato o melhor. 

Se eu chorei? Sim, e não foi pouco. Certamente este foi um dos livros que mais me marcou. Ele me fez mudar a forma de compreender e valorizar a vida.

Resenha por Viviane Marinheiro.






Compar:

0 comentários