Livros

Mel e Pimenta
Editora Penalux



Edição | França; Gorj
Capa e Diagramação | Ricardo A. O. Paixão


O livro foi tecido com vários fragmentos do meu coração. Muitas pessoas que passaram pela minha vida estão naquelas poucas páginas. Capto a essência de cada um no olhar, no abraço e na convivência diária. Ali se encontra muito do que sou e dos que me são. Alguns textos são relatos da vida cotidiana. Isso. A vida é uma eterna prosa e eu adoro ‘prosear’. O livro nasceu sem pretensão alguma e, felizmente, abraçou o coração de várias pessoas. Deixei de ser uma pretensa escritora e virei de fato. Apesar disso me sinto uma pequena aprendiz deste mundo literário.
Estou aprendendo a ser.


“Mel & Pimenta é um livro para encurtar distâncias entre as palavras, a alma e a pele. Colhe-se o vermelho do que arde doce. É o amor dito a cada página. Texto a texto, o sentimento vem sendo adornado vírgula por vírgula, sem necessidade de laços ou fitas, uma vez que a autora molda suas letras numa estrutura inevitavelmente simétrica, acertada, palatável.
Livro curioso sobre nossas emoções, tão cheio de olhos que é, impossível não virarmos reflexo, uma vez que a afinação acontece logo nas primeiras folhas. Ao final, a impressão é a de que ele conheceu da gente só para que pudéssemos virar história.
Coesão entre sentimentos universais, viramos. Somos contados, aqui, por Pâmela Marques. O melhor adjetivo é sê-la.

Jaya Magalhães.
Autora do livro Líricas.

“Mel & Pimenta”, da Editora Penalux, tem um olhar que lacrimeja o amor com uma poética açucarada. Suas palavras externam, com múltiplos tons, a consternação do amor que perpassa severo no coração. São arrebates do âmago que por vezes se inunda num amálgama de sentimentos – entre dores e dissabores –, condições febris de uma alma apaixonada, sentida, encharcada em desejos íntimos e singulares. O livro aguça e nos dá colo com seu jeito firme, ácido e doce de desenhar as emoções, além de pontuar com sensibilidade os efeitos que nascem e permanecem ao amar alguém.
(...) É um livro que aborda, com admirável alcance, o universo de sentimentos que nos assinala humanos, os debutes da paixão que em tantas ocasiões dói e tanto transtorna e nos aflige. Pontua com sensibilidade o amor e a sua falta; a saudade e a sua dor; a despedida e a resignação; o afastamento; o fim... Uma leitura que costura moldes com a matéria-prima do amor, e nos engarrafa em delicadezas, permitindo que a gente enxergue, dentro de nós, todas as possibilidades para esquivar da dormência que o enfrentamento em amar causa. “Mel & Pimenta” não é pra poucos, é pra todos. Uma mistura Irresistível!

Alexandre Lúcia Fernandes
Autor de Elos no Horizonte



Colorindo as Palavras
Editora Deuses


Este projeto surgiu a partir da iniciativa da autora Joyce Xavier. Em março de 2014 foi criada a página Colorindo as palavras, onde a autora teve a ideia de convidar diversos escritores, cada um com seu estilo, para divulgar seus textos.
Em Agosto do mesmo ano, alguns desses autores aceitaram participar da confecção de dois livros antagônicos: “Nossas Cores, Flores e Sabores” e “Nossas Dores, Nossas Cores”, ambos publicados pela “Editora Deuses”.
Em dezembro de 2014 estive em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para a concretização do projeto e lançamento do livro. Sem dúvida alguma trago no coração esta experiência, onde pude conviver com pessoas de diferentes personalidades e talentos.

"Caro leitor,

Esta obra se concentra na união de bons sentimentos. Em cada página você observará o mais suave da vida, em cada linha descrita você adotará novos pensamentos de como encarar os sofrimentos.
Cada autor dedicou-se em demonstrar o quanto não devemos perder a fé durante os nossos conflitos e conseguiram transformar doçuras em palavras, doces palavras que alegram a nossa alma.
Este livro representa o mais lindo jardim, flores se transformaram em uma linguagem harmônica e nos faz enxergar boas razões para continuarmos a viver, a sorrir e a saborear somente o que tem de bom no mundo. Aqui não existem lágrimas e tristeza, neste livro você encontrará a magia da gentileza e o segredo da felicidade. Aqui só existe o nosso silêncio para a maldade e poesia de verdade."
Joyce Xavier
Brilho da minh'alma